sábado, 23 de junho de 2012
Reflexão sobre 2 Timóteo 2.8-21
Já faz algum tempo que tenho dedicado-me à pesquisar minha ascendência judaica, e tenho descoberto coisas interessantes - incríveis - sobre meus ancestrais.
Todo sábado os judeus tem o costume de ler a parashah (porções) da Torah (Pentateuco) para relembrar as promessas feitas pelo Senhor, de um Rosh Hashaná (ano novo judaíco) a outro e eu não faria diferente. Mas junto com essas porções existem as sugestões de leitura, uma dos livros dos profetas e outra do Novo Testamento.
E a sugestão de hoje foi a seguinte: 2 Timóteo 2.8-21 (leia os versículos indicados para compreender o assunto).
Mas nesta leitura duas coisas me chamaram a atenção.
1°: do versículo 11 a 13 Paulo explica que se formos fiéis a D-s seremos de sobre modo retribuidos, mas se assim não formos, o Senhor ainda será fiel "porque (Ele) não pode negar a si mesmo". Aí está a prova do amor incondicional de D-s. Por mais infiéis que sejamos Ele cumprirá seus propósitos.
2°: já no versículo 15 Paulo deixa claro de que as leis que muitos dizem que ele mesmo havia rebaixado, nos conduzem ao caminho certo (Gl. 3.24). "a realidade é que para paulo, o cumprimento da lei não é uma condição para a justificação, mas sua consequência." >> @tarrais. Pois a lei e a graça sempre co-existiram.
Somos salvos unicamente pela fé no sacrifício do Cordeiro (graça), mas também somos reconhecidos "pelos nossos frutos (obras/lei)". (Mt 7:16)
Graça e Paz! Newton
Assinar:
Postagens (Atom)