Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O jovem velho que há em mim


Concluo às vezes de que Niemeyer era mais jovem que eu.

Já dizia Jean Jacques Rousseau: “- A juventude é a época de se estudar a sabedoria; a velhice é a época de praticá-la”.

Em alguns momentos me vejo admirando os jovens com a visão de quem poderia compartilhar com eles experiências e conselhos. Com crianças ao redor e no colo, pareço olhar pra uma infância distante.

No barbear já aparo o bigode com uma tesourinha, e no canto dos olhos já aparecem os pés de galinha. Quando me sinto velho não é relativo ao meu exterior, é algo que está dentro. Talvez consequência de uma maturidade precocemente adquirida, da antecipação de um “tempo” que estava longe no tempo.

E com a idade – maturidade – os planos mudam, e juntos com eles os sonhos e perspectivas. Já se pensa cada vez mais no futuro do que no presente, pegasse mais gosto pelo acomodável ao invés do adaptável, é melhor ser conservador do que travesso, prefere-se o xadrez do que o futebol, e os livros e a solidão são nossos melhores amigos.

Mas ao mesmo tempo em que a idade parece avançada, me pego sentado ao chão com hot wheels em volta, e deslizo-os como uma criança que imagina uma São Paulo em seu tapete! Dou risada com coisas simples como ler um gibi do Zé Carioca, ou com a mordida no próprio rabo do Zé Jacaré. Os bate-papos de horas e horas com os amigos, que na maioria das vezes o assunto mais importante são os trabalhos de escola. Fase de tranquilidade, onde o amanhã não interessa.

Difícil tem sido conciliar eras diferentes como essa. Cheguei à conclusão de que a melhor época é fase adulta, onde é permitido ser criança, jovem e velho ao mesmo tempo. Não somos donos do tempo, mas é ele quem nos possui! Como disse a “poeta”: - Sou jovem pra ser velho, e velho pra ser jovem.

Newton Prado


sexta-feira, 6 de julho de 2012

A verdadeira "partícula" de D-s

Darwin e um aglomerado de cientistas tentam provar que o "tudo" que podemos ver hoje, originou-se do "nada" que havia antes (quando não há NADA, como surgir alguma coisa??). Defendem com unhas e dentes a teoria do Big Bang e que um grupo de pequenas partículas com o passar de bilhões de bilhões de anos evoluiu a tudo isso que existe agora. Descartam o design inteligente que é revelado em todas as coisas repletas de simetria. Procuram na ciência encontrar meios de provar que D-s não existe, porém mal sabem que eles mais do que nós deveriam enxergar D-s na natureza - que é uma das maneiras gerais que Elohim se revela ao homem. Um exemplo? Como explicar/entender como um coração pulsa dentro da placenta materna antes mesmo de existir o cérebro?...

Este semana cientistas e estudiosos do mundo inteiro festejaram a descoberta do possível bóson de Higgs (vulgo partícula de D-s) que é uma entidade subatômica que tem a capacidade de conferir massa às demais partículas. Com tal descoberta, "brilha uma luz" a respeito do surgimento de todo o universo (em outras palavras apenas 4% da matéria do universo - rs). Aqui não pretendo me aprofundar muito sobre este assunto - fiquem a vontade para pesquisarem - e também nem comentar sobre SÓ os US$ 10 bilhões gastos no maior acelerador de partículas e sem falar também em todo o RESTO da grana que tem sido investida há anos em todo essa teoria, sendo que todos estes recursos e tempo poderiam ter sido aplicados em "alguns" quilômetros abaixo (África).

O propósito desta postagem é apenas revela-lhes a verdadeira partícula de D-s.

Leia:

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. " (Colossenses 1: 15- 17)

"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens...
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:1-4 e 14)

Jesus é a partícula de D-s, a palavra de D-s, o próprio D-s!

Os textos acima anulam quaisquer teorias de evolucionismo, provando que tudo foi criado por intermédio de Emanuel.

"E DISSE Deus: Haja luz; e houve luz." (Gênesis 1:3)

Shalom, Newton.

sábado, 23 de junho de 2012

Reflexão sobre 2 Timóteo 2.8-21


Já faz algum tempo que tenho dedicado-me à pesquisar minha ascendência judaica, e tenho descoberto coisas interessantes - incríveis - sobre meus ancestrais.
Todo sábado os judeus tem o costume de ler a parashah (porções) da Torah (Pentateuco) para relembrar as promessas feitas pelo Senhor, de um Rosh Hashaná (ano novo judaíco) a outro e eu não faria diferente. Mas junto com essas porções existem as sugestões de leitura, uma dos livros dos profetas e outra do Novo Testamento.
E a sugestão de hoje foi a seguinte: 2 Timóteo 2.8-21 (leia os versículos indicados para compreender o assunto).
Mas nesta leitura duas coisas me chamaram a atenção.

1°: do versículo 11 a 13 Paulo explica que se formos fiéis a D-s seremos de sobre modo retribuidos, mas se assim não formos, o Senhor ainda será fiel "porque (Ele) não pode negar a si mesmo". Aí está a prova do amor incondicional de D-s. Por mais infiéis que sejamos Ele cumprirá seus propósitos.

2°: já no versículo 15 Paulo deixa claro de que as leis que muitos dizem que ele mesmo havia rebaixado, nos conduzem ao caminho certo (Gl. 3.24). "a realidade é que para paulo, o cumprimento da lei não é uma condição para a justificação, mas sua consequência." >> @tarrais. Pois a lei e a graça sempre co-existiram.

Somos salvos unicamente pela fé no sacrifício do Cordeiro (graça), mas também somos reconhecidos "pelos nossos frutos (obras/lei)". (Mt 7:16)

Graça e Paz! Newton

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Semelhantes


Nunca na história da vida ou no dicionário Aurélio o sinônimo de semelhante foi igual, idêntico! Nem a convivência mais íntima com a família, amigos, igreja e comunidade nos torna exatamente todos iguais. Pois cada um desenvolve apreços diferentes em cada um dos aspectos da vida devido às circunstâncias da mesma. Exemplos?

Em relação às artes, um CD que particularmente alguém goste (por ter estado envolvido com a sua “história”), talvez outrem não tenha a mesma afeição. Sabe aquele conto de que porventura você não entenda por não ter cultura? De fato isso é verdade. Hoje você pode não compreender um quadro de Picasso, por não ter a cultura suficiente sobre o porque as cores e o tipos de desenhos daquela maneira ali foram grafados.

Nas artes, principalmente nelas, as pessoas “registram” seus sentimentos, emoções e se expõem de maneira incrível. É preciso estarmos “mergulhados” nisso para de fato compreendermos o que é dito nessas expressões.

Eu sempre disse: “- Valorizo as diferenças, mas prezo pelo mesmo objetivo". Isso é verdade!
Pode ocorrer de nossas visões políticas, econômicas, artísticas, cristãs e outras sejam diferentes, por conta de tudo que citei acima, mas como pessoa eu devo respeita-lo. Posso até não concordar com sua opinião, porém defenderei o direito de expressá-la para que você também saiba me ouvir.

E preciso que haja respeito entre as pessoas, pois nunca nesta terra seremos iguais, apenas semelhantes, exceto num ponto. E este ponto é, o nosso desejo (objetivo) de servir a um D-s e reconhecê-lo como Criador e Redentor. Através deste pensamento que de fato seremos unidos, “sobrevivendo e valorizando” as nossas diferenças. Mais um exemplo? (rs).

Hoje eu ouço, canto, toco músicas que nunca fizeram parte das minhas preferências, mas as executo primeiramente porque reconheço que elas tem o “objetivo” de adorar ao D-s que eu sirvo. E, além disso, respeito as opiniões distintas…

Que D-s seja louvado sempre. Amém!

PS.: Possivelmente você leitor não entenda (rs) o que tentei dizer aqui, pois provável que não saiba o que vivo e se passa no meu coração nestes últimos tempos. Aqui na verdade foi um desabafo público.

Corrigido por Ramon Amaral

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Palavra

Moisés, Sansão, Davi, Maria Madalena e tantos outros, eram homens e mulheres pecadores que foram resgatados pela Graça. Suas histórias foram registradas para que servisse de ensino a todas as gerações que descenderiam eles (Romanos 15:4). Homens que foram escolhidos por D-s, moldados conforme a Sua vontade, mas mesmo assim pereceram. Caíram porque por um instante desviaram o olhar do Pai, e não seguiram o "script" do plano Divino. Na palavra de D-s já foi grafado de que os planos humanos são falíveis (Tiago 4:13-15).

Salvos pela GRAÇA, e por amor ao Criador/Redentor GUARDAVAM as leis ETERNAS.

Concluo o meu breve pensamento da seguinte maneira, tudo isso foi registrado para que hoje eu e você enxergássemos que há perdão, repreensão, auxílio e ensino à qualquer um, através da palavra inspirada pelo D-s triúno. (II Timóteo 3:16)
Amém.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

eu abro as velas da embarcação...


Leme: um acessório tão pequeno, porém, consegue mudar a direção desde as mais pequenas até as imensas embarcações...

Todos temos um "barco", cada um muito pessoal, seja ele grande, ou pequeno. Nossos barcos lá no gênesis foram criados para serem guiados através das velas que são direcionadas pelo "Vento".

Mas, não querendo navegar nos mares que eu era dirigido, decidi por conta própria instalar um "leme". Independência! Acreditamos que controlar nossa embarcação é ser livre, sem se lembrar que todas águas "Alguém" um dia proveu.

Com o pequeno instrumento poderia escolher a direção que desejasse ir, assim podendo navegar em outros mares, lugares. No início tudo era perfeito, aos meus olhos percorrer sobre as largas águas era maravilhoso. Porém com o tempo vieram as fortes tempestades, percebi que eu não era nada mais do que um navegador andarilho, sem destino. Assim surgiu o desapontamento. O "Tempo" me fez perceber que a "Sol da Esperança" surgiria em meio as nuvens na seguinte manhã. Já era noite, mas nunca tarde e minha decisão foi retirar o leme, e a abrir as velas da embarcação tendo a esperança de que o "Vento" novamente sopraria e assim eu veria "O QUE FEZ" tudo mudar em mim, lá no porto estaria.

Voltando ao mar estreito através da "Ventania", eu sabia que ainda viriam tempestades, e que a chuva poderia sim, me alcançar, até podendo meu barco revirar, mas a minha fé me fez crer que eu acordarei em terra firme, lá!

Para completar o meu pobre texto, deixo aqui este vídeo e também o texto referente a música que o Tiago compôs >> sigam (@tarrais)
Post Esperança: http://novotempo.com/caixademusica/2011/01/28/tiago-arrais-esperanca/




Que D-s seja louvado sempre! Amém

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Um tênis branco...

Antes de começar a partilhar novamente a minha ideia depois de tanto tempo sem escrever, peço que dediquem total atenção no texto a seguir:

"Jesus passou a infância em uma aldeia nas montanhas. Como Filho de Deus, poderia ter escolhido qualquer lugar na Terra como seu lar. Qualquer lugar seria honrado com Sua presença. Mas Ele não escolheu os lares dos ricos ou os palácios dos reis. Antes escolheu viver entre os pobres em Nazaré. 


Jesus quer que os pobres saibam que Ele compreende suas provações. Sofreu tudo o que eles têm de sofrer. Por isso, simpatiza com eles e pode ajudá-los. 


A respeito dEle, nos anos de Sua infância, a Bíblia diz: "Crescia o menino e Se fortalecia, enchendo-Se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele. E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens." Luc. 2:40 e 52. Sua mente era brilhante e ativa. Era rápido na percepção e sua capacidade de reflexão e sabedoria estavam além de sua idade. Embora seus modos fossem simples e infantis, crescia em inteligência e estatura como as outras crianças. Mas Jesus não era semelhante às outras crianças em tudo. Ele sempre demonstrava um espírito amável e generoso. Suas mãos laboriosas estavam sempre prontas a servir os outros. Era paciente e verdadeiro. Firme como uma rocha em questão de princípios, jamais deixou de ser gentil e cortês para com todos que o cercavam. Em Seu lar e onde quer que pudesse estar era como a luz do sol. 


Era atencioso e gentil com os mais idosos e pobres, e mostrava bondade até com os animais. Cuidava com carinho de um pássaro ferido e cada ser vivo sentia-se mais feliz em Sua presença." (Livro "Vida de Jesus, capítulo "A Infância de Jesus" página 29 e 30, Ellen G. White)

Com o texto em mente, vamos ao assunto....

Ontem estava no serviço e sabia que ao ir embora, estaria chovendo através dos céus que vinham anunciando água abaixo. Daí pensei: - Que beleza, vou tomar aquela chuva e provavelmente vou sujar meu par de tênis branco que acabei de lavar!...

Novamente interrompendo o pensamento, farei umas perguntas:

    Quem é que não fica com raiva depois que sai do lava-rápido e logo em seguida começa a chover, e suja todo o carro?

    Quem não fica irado assim que compra um celular novo e alguém sem querer o derruba no chão, e cria um pequeno ralado?

    Quem não fica zangado quando compra um CD novinho de um cantor que admira, mas o recebe todo arranhado depois de emprestar para um amigo?

    Ahhh, quem não fica tremendamente raivoso quando vai estrear um tênis branco que acabou de comprar e um "bendito" pisa com o sapato sujo em cima?

Situações que muitos podem crer que são difíceis né!?

Voltando ao desfecho do meu pensamento, enquanto eu caminhava na chuva preocupado em sujar os sapatos limpos, vi que um homem estava andando descalço na rua, sem camisa, e se abraçando para tentar diminuir o frio. Logo imaginei: - Enquanto eu me preocupo com o meu tênis, este homem nem se quer tem uma sandália pra calçar os pés, uma camisa para vestir, um lugar para tomar banho, uma cama para descansar e quem sabe algo para comer! Damos apenas atenção para as coisas que nos convém.

Cenas como esta, que acabo de descrever, nem sempre atingem o coração dos que dizem ser "cristãos" (e me incluo neste meio). Hoje eu e você temos conforto, um lugar para morar, mas os pobres de "Nazaré", eles possuem alguma coisa?

Prego, canto, leio, ouço e falo e você faz o mesmo! Proferimos ser "cristãos", mas na essência nada somos. Na verdade somos sim, somos mentirosos, caluniadores...

"Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando - vos exemplo para seguirdes os seus passos." (1 Pe 2:21)

Fomos chamados para seguir o exemplo de Jesus! Ele andava com os pobres, mendigos e necessitados, prestando-lhes auxílio e mostrando o amor de D-s. Essa é a verdadeira essência de cristianismo. Temos apenas transmitido a mensagem em lugares que cremos que são convenientes a nós, para as pessoas que queremos, temos sido diversas vezes como Jonas.

Ou quem sabe vivemos um evangelho egoísta, crendo que apenas nossa missão é ir a igreja e fazer a nossa "parte"(será que você está mesmo fazendo a sua parte?). Cristo não veio apenas morrer por você (teria vindo exclusivamente se você fosse o único pecador, mas não é o caso...), porém morreu por todos. E nossa missão é anunciar o evangelho que não se resumi apenas em palavras, mas também em atitudes.

E está escrito: "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 25:30)

E também: "Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós." (Romanos 2:24) Isso foi escrito por minha culpa (e sua também).

Que D-s seja louvado sempre! Amém